Amor é a ausência de julgamento

" O que é o amor? O amor é a ausência de julgamento." A Amma fala que o ego, que é o que nos separa de Deus, é simplesmente nossa "lista" de coisas que gostamos e de coisas que "desgostamos". Likes and dislikes. Apego e aversão. Estamos tão programados por isso, que não é nada nada fácil no dia a dia permanecermos amorosos como um bebê. Uma pessoa iluminada de verdade, que conhece mesmo a própria alma, exala o amor e o relaxamento de um bebezinho, dentro de um corpo adulto e usando uma mente muito inteligente.

Estou, graças à Deus, visitando minha família em Belém. Minhas origens são de minas gerais, mas há muitos anos meus pais se mudaram pro pará. Tinha mais de um ano que não encontrava fisicamente com a minha mãe, e é muito muito bom poder fazer isso. Minha mãe é super linda. E meu irmão será pai em poucos dias. Muito legal por estar aqui. A família sempre traz grandes lições pra todo mundo. Nada é por acaso, muito menos a família onde nascemos... Estar 100% agradecido à família é um dos objetivos do verdadeiro yoga. Não adianta praticar asanas difíceis todo dia, fazer pranayama, recitar mantras, ter uma Guru (ainda que tudo isso seja mesmo muito bom), mas ignorar os julgamentos que ainda alimento na mente. Minha família é cheia de pessoas muito boas e alegres e lindas. Mas tem hábitos de vida diferentes dos que eu escolhi cultivar, e que acho ruins. Comem carne, bebem aquela cervejinha, assistem televisão, frequentam o shopping, etc. Minha primeira reação é criticar, sofrer, ir embora, buscar outras tribos, nichos, etc. E esses dias percebi o quanto sou ignorante e auto-destrutiva quando faço isso. Claro que tudo bem que eu busque meu caminho, aceitando que tenho um estilo diferente mesmo. Mas é tão importante que isso seja feito na paz, e percebendo a unidade por traz da diversidade! Outro ponto é que adoro a natureza da Amazônia, mas muitas vezes desgosto da sociedade imperante de Belém, estremamente colonizada, ao meu ver. E a primeira reação é não gostar de Belém. Mas até que andando bem pelos mercado e orla, a cidade é super interessante. Tudo tem um aspecto lindo. A comida e a chuva daqui são fenômenos maravilhosos. E o povo nas ruas tem uma simpatia e um humor muito bons!

Por vezes estou tão condicionada à julgar. que esqueço de que é melhor ser positiva, gentil e ter uma atitude humilde do que impor a minha razão. É muito melhor.

Porque gostamos de bebês e de cachorros? Porque eles não julgam e nos ajudam a relaxar. Não se apegam a opinião nenhuma. Todos nós nascemos sem julgar, e fomos aprendemos a gostar e desgostar de tantas coisas. Mas nossa natureza é outra. Todo yoga tem como objetivo nos reconectar com essa essência. A Amma adora quando vão no ashram, receber o abraço dela, pessoas simples e humildes, que nem sempre tem uma prática regular. Ela joga até pétalas de flores nessas pessoas.

Acolher as escolhas de cada um, ainda que pareçam absurdas, sem criar separação, é muito importante. Se não, é muito facil achar que estamos evoluindo, mas estamos é alimentando um ego espiritual, que é um dos piores venenos desse mundo.

Sou ativista do veganismo, de parar de ver tv, de parto natural, de deixar o consumismo, de pisar descalça na Terra, de evitar descartáveis, etc, etc. Mas antes disso, sou humana, como todo mundo. E quero muito respeitar as escolhas de cada um, sem entrar de novo em guerras ou ditaduras, como já fiz em vidas passadas.

"A energia do amor puro está em você. Ela só precisa despertar." Amma

  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube

bhadrahealing@gmail.com

whatsapp: +491771451803